Teve início a construção da proposta vencedora do OMA no concurso para a Biblioteca BMVR (Bibliothèque Multimédia à Vocation Régionale) no norte da França. Localizada na extremidade de uma península em uma antiga área industrial portuária de Caen, a biblioteca pública de 13.000 metros quadrados é formada por quatro asas que apontam em direção a quatro dos marcos da cidade: l'Abbaye aux Hommes, l'Abbaye aux Dames, a estação de trem ao sul e um novo empreendimento urbano a oeste.
Mais sobre a BMVR a seguir...
Em forma de "X", a disposição do edifício ajuda os usuários a navegar pelos 150.000 volumes da biblioteca ao determinar a cada asa uma disciplina - artes a nordeste, ciência e tecnologia a noroeste, humanidades a sudeste e literatura a sudoeste.
Isso cria uma oportunidade de "espaço de confluência de conhecimento e poder", como o associado do OMA Clement Blanchet descreveu, onde a biblioteca maximiza a interação entre disciplinas ao oferecer uma sala de leitura totalmente transparente, com iluminação natural e vistas livres para a água e para a cidade, no centro do primeiro pavimento.
“Esta biblioteca é um símbolo do pensamento lateral do século XXI,” Blanchet afirmou. "Sua forma é baseada em uma ação quase primitiva: duas linhas que se cruzam, gerando uma centralidade que agrupa quatro polaridades. É uma ágora de ideias, um lugar que pode reforçar o papel dos livros em um mundo cada vez mais digitalizado."
A conclusão da biblioteca está programada para o início de 2016.
Outra notícia é que o OMA recentemente venceu outros três grandes concursos na França: o Parc des Expositions in Toulouse; a École Centrale in Saclay, fora de Paris; e Begles Villenave, a masterplan in Bordeaux.